Por falta de valorização e apoio, estou me retirando das redes sociais

José Nunes Opina
3 min readJun 12, 2024

--

A solidão, o desgaste emocional e a busca por novos caminhos são um desses motivos

Nos últimos tempos, como muitos de vocês já sabem, tenho tentado me firmar como criador de conteúdo. Passei por diversos nichos, mas a verdade é que quase tudo o que crio não recebe apoio: ninguém curte, comenta ou compartilha.

Atualmente, estou em uma situação bastante crítica. Não tenho amigos pessoais, não tenho ninguém com quem conversar, e minha situação financeira é extremamente incerta. Trabalhei por anos em um mercado que parecia promissor, investindo tempo, dinheiro e estudo. No entanto, por causa de um grupo de pessoas que não souberam valorizar o meu trabalho e que queimaram minha imagem, perdi meu espaço e fiquei sem trabalho.

Sem apoio, sem renda e com minha saúde mental seriamente comprometida, preciso recomeçar, e isso, próximo dos quarenta anos.

Nunca fui uma pessoa de fé e não acredito em destino. Contudo, nos últimos anos, meu otimismo desapareceu e adotei uma visão mais pessimista e misantrópica. Sou alguém muito ligado aos estudos, pesquisas e dados. Receber e-mails constantes de empresas de Recursos Humanos informando que meu currículo não foi selecionado, ou ver minhas propostas de marketing e cultura ignoradas, tem sido devastador.

Com exceção da minha família, hoje não confio mais em ninguém. As pessoas não estão preocupadas com o próximo e, quando lamento nas redes sociais, preferem fofocar ou me criticar em vez de oferecer algum apoio moral.

Diante dessas circunstâncias, decidi que é hora de me ausentar e refletir, antes que algo mais grave aconteça ou minha situação piore ainda mais. É terrível não ter oportunidades, mesmo com todo o conhecimento que adquiri e continuo adquirindo. A solidão me levou a estudar incessantemente, mas isso não alivia a insegurança de não saber se terei dinheiro no próximo mês. Vivo uma insegurança alimentar, racionando comida para durar mais, e se não fosse pela minha família, estaria passando fome.

Sem oportunidades, preciso recomeçar do zero e esquecer o passado. Sem emprego, sem networking, sem ver meu filho há anos e sem poder ajudá-lo financeiramente, agora é hora de pensar em como me reerguer. Recolher latinhas, trabalhar como entregador de aplicativos, entrar no Bolsa Família e continuar estudando para tentar ter um pouco de dignidade. Se conseguir alguma renda, comprarei um celular novo, já que estou sem nesse momento, equipamentos e criarei um novo projeto do zero, sem contar para ninguém do meu passado. Investirei em tráfego pago e todas as estratégias de marketing que já estudei como Branding, Experiência do Cliente e entre outros.

Além disso, pretendo focar meus estudos para concursos públicos e entrar na carreira acadêmica e fazer um mestrado. Quero dedicar meus estudos, dados e pesquisas ao Cinema Nacional, ao Rio de Janeiro, à Cultura e aos excluídos da sociedade, assim como eu.

Se eu quiser ser alguém nessa outra metade da vida que ainda tenho, preciso pensar em mim como pessoa e como marca, mas em ninguém mais, já que com todo conhecimento e dedicação que tive a essas, um dia sequer fui reconhecido, apenas utilizado e descartado.

Até nunca mais.

--

--

José Nunes Opina

Formado em História/ Social Media. Falo de Cinema e Cultura Pop. Criador de Conteúdos no Instagram e Tik Tok: eaijosenunes